Acupuntura melhora a imunidade?

A defesa do nosso organismo é feita por um grupo de células específicas que atuam no processo de detecção do agente invasor, no seu combate e total destruição. Quando o sistema imunológico não consegue combater os invasores de forma eficaz, o corpo pode reagir com doenças, infeções ou alergias.
Além de ser muito eficaz e tratar diversas patologias, a acupuntura e a medicina chinesa são poderosos aliados na prevenção e fortalecimento do sistema imunológico, ajudando a prevenir gripes e constipações.
Existem vários pontos de acupuntura que fortalecem o sistema imunológico, dentre eles:

PULMÃO 7 ou P7:
O P7 (conhecido como “Lieque” – “Desfiladeiro das Brechas”) é um ponto de acupuntura muito utilizado nas primeiras fases dos estados gripais e em alergias, principalmente quando acompanhados de tosse, dores de cabeça e pescoço. É um ponto que aumenta o sistema imunológico e nos protege contra os agentes externos.

Para localizar o P7: 

Faça o gesto de “polegar para cima” com a mão e procure o pequeno sulco na pele na base do polegar, chamado de tabaqueira anatómica. O ponto de acupuntura P7 localiza-se aproximadamente dois dedos acima deste vinco.
​É mais facilmente identificado por se sentir ao redor desta área uma pequena depressão entre dois tendões.

P7 é conhecido por aliviar os seguintes sintomas:

  • Dor de garganta
  • Rinite/Sinusite
  • Congestão nasal
  • Opressão no peito
  • Dores no corpo
  • Febre
  • Dor de cabeça
Localização do ponto P7

ESTOMAGO 36 ou E36:

O  E36 ( “Zusanli” – Três Milhas da Perna) é outro poderoso ponto de acupuntura para aumentar a energia geral e fortaceler o sistema imunológico. É também muito utilizado para melhorar a digestão, tratar náuseas, vómitos, diarreia, entre outras condições.

E36 está localizado na parte inferior da perna, diretamente atrás e abaixo da rótula.

Para localizar E36, proceda da seguinte forma:

  1. Sente-se numa cadeira, com os joelhos dobrados. Procure a base inferior da rótula do lado de fora, onde encontrará uma pequena depressão.
  2. Encaixe os seus quatro últimos dedos abaixo da rótula a partir da depressão aí localizada (ver imagem). O E36 está localizado logo abaixo do último dedo, à distância de um polegar para fora do osso da tíbia.

Enquanto P7 é usados para sintomas de frio e febre, o E36 é usado mais problemas digestivos e falta de energia.

​E36 é usado para os seguintes sintomas:

  • Prisão de ventre
  • Diarreia
  • Refluxo ácido
  • Gases
  • Energia baixa
  • Pernas cansadas
Ponto E36

VESÍCULA BILIAR 20 ou VB 20:

VB20 (“Feng Chi” em chinês, ou  “Lago do Vento” em português) é um excelente ponto para vários sintomas, incluindo gripe, resfriado comum e nariz entupido.
Segundo a Medicina Chinesa, os fatores climatéricos como o vento e o frio entram no nosso corpo por determinados locais muito específicos. Este é um deles, sendo talvez aquele que está mais exposto e por isso mais facilmente atingido se não tivermos algumas precauções.

A localização do VB20:
VB20 fica no pescoço, na base do crânio. Para o localizar, passamos com os nossos dedos nos músculos imediatamente ao lado da coluna vertebral, logo abaixo do crânio. Os nossos dedos encontrarão um depressão entre dois músculos (esternocleidomastoideo e trapézio) onde está o Feng Chi (VB20).

Massagear este ponto durante dois minutos vai estimular a capacidade do organismo se proteger contra os resfriados, podendo também aliviar dores de cabeça e pescoço.

Localização ponto VB 20

​Usar um lenço em dias de vento e frio serve precisamente para proteger esta zona.

INTESTINO GROSSO 4 ou IG 4:

Intestino Grosso 4, Hegu (nome em chinês) ou IG4 como é conhecido em acupuntura, está localizado na mão, na curva entre o polegar e o dedo indicador.
O IG4 é um ponto extremamente comum em combinações de pontos em um tratamento e é considerado um ponto “coringa” em acupuntura. É, basicamente, a versão da parte superior do corpo do F3 (que está na parte inferior).
O IG4 também é um ponto fonte. É indicado para uma vasta variedade de condições e também tende a causar uma forte sensação de agulhagem.
Provavelmente o uso mais conhecido do Intestino Grosso 4 é liberar o exterior. Isto refere-se a tratar o que é conhecido como “vento”: condições de calafrios e febre, corrimento nasal, dores de cabeça, parte superior das costas e pescoço rígidos, muita ou pouca sudorese, dor de garganta, tontura, etc. Ao utilizar-se o IG4 pensa-se em dispersar o vento e também reforçar as defesas do organismo.
Outras indicações comuns para IG4 incluem dor de dente, sinusite, rinite, hemorragias nasais e paralisia de Bell. Isso ocorre porque o meridiano do intestino grosso viaja até o rosto, então quase qualquer sintoma relacionado à região nos levam a pensar neste ponto.
Além desses usos comuns, Intestino Grosso 4 é usado em tratamentos para tudo, desde obstipação, a doença de pele e dor lombar.

INTESTINO GROSSO 11 ou IG 11:

Situa-se numa reentrância na extremidade externa da prega de flexão do cotovelo, ou a meia distância entre o P-5 ( Chize ) e o epicôndilo lateral, com cotovelo em flexão de 90 graus. A agulha deve ser direcionada para o epicôndilo medial.

FUNÇÃO DO IG 11:

  • Regula circulação do Qi e do Sangue nos Canais de Energia.
  • Harmoniza a Energia Essencial e o Sangue, fortalece e promove o Sangue.
  • Fortalece tendões e as articulações.
  • Desobstrui os Canais do braço.
  • Elimina o Vento Perverso e Umidade.
  • Elimina o Calor Perverso do Intestino Grosso e Estômaago.
  • Dispersa Vento-Frio.
  • Elimina síndrome exterior.
  • Refresca o Calor e reduz a febre.
  • Regula e umedece o Intestino Grosso.
  • Regula o Qi do Pulmão.
  • Regula o Qi Nutritivo e defensivo.
  • Refresca o Sangue.

Indicações:

Doenças febris, amigdalite, epistaxe, secura da garganta, gengivite, sarampo, dores generalizadas, sudorese, adenopatia cervical por tuberculose, hipertensão, urticária, hemiplegia, epicondilite lateral, cervicobraquialgia, inflamação e dor de cotovelo e braço, desequilíbrio motor das extremidades superiores, dor artrítica dos membros superiores, paralisia, diarreia, disenteria, dor abdominal, vômito, hemafeica, psoríase, eczema, neurodermite, febre com calafrios, gripe, rinorreia, olhos vermelhos e doloridos, odontalgia, rigidez do pescoço, acne, pleurite, anemia, alergia, doenças da pele, prurido, menstruação irregular, bócio, cefaleia, secreção nasal, epilepsia, depressão e mania, angústia, amnesia.

Localização pontos IG4 e IG 11

A estimulação destes pontos pode ser feita por agulhas ou ate mesmo por digito pressão.