Acupuntura para Enxaqueca Funciona?

Poucas pessoas podem dizer que nunca sofreram com uma dor de cabeça. Algumas cefaléias, inclusive, chegam nas horas mais inapropriadas e podem comprometer o dia-a-dia, condicionando-os constantemente a tomar medicações e se ausentar da rotina. Nesses casos, a acupuntura pode ser a resposta para obter melhor qualidade de vida.

O tratamento com acupuntura é indicado para cefaléias e enxaquecas de origem energética (alteração nos meridianos de acupuntura) e inflamatória. A eficácia do método está em seu efeito analgésico e anti-inflamatório, tornando-se uma alternativa ao uso excessivo de medicamentos com bons resultados.

Existem inúmeras causas para a dor de cabeça, desde estados emocionais, cansaço, fadiga, sono, estresse, tensão, fome, até ser sintoma que acompanha outras doenças como hipertensão, diabetes ou tumores. Quando é consequente a uma doença de base, esta deve ser tratada primariamente.

Com o diagnóstico em mãos, segue-se o tratamento. Com um mês de tratamento o paciente sente melhora em seu dia a dia e com seis meses os resultados podem ser sentidos de forma permanente.  Todos os tipos de dores de cabeça não podem e não devem ser encaixados em um mesmo diagnóstico. A acupuntura tem um bom resultado na enxaqueca, por exemplo. No entanto, devem-se realizar outros diagnósticos diferenciais para descartar doenças graves que cursam com enxaqueca.

Indicada para diversos tipos de dores de cabeça, confira abaixo como a Acupuntura pode atuar e melhorar as dores de cabeça mais comuns:

Enxaqueca:

Com crises que podem durar de 4 a 72 horas com característica pulsátil e dor moderada, a enxaqueca pode ser tratada pela acupuntura e trazer bons resultados. Neste caso, a sessão de acupuntura dura de 30 a 50 minutos, em geral é feita uma vez por semana. Casos mais urgentes podem ter retorno de duas a três vezes na semana na fase mais aguda.

Tensional:

Contração muscular ou mesmo tensões emocionais podem desencadear a cefaleia e provocar dores leves ou moderadas devido à compressão de artérias, o que pode gerar um processo doloroso para o paciente. A acupuntura pode ajudá-lo a melhorar o quadro das dores e sua qualidade de vida, além de ser uma aliada para o tratamento junto com mudança de hábitos.

Estresse:

Raiva, preocupação, alterações de humor, ansiedade, medo, irritabilidade entre outras causas podem desencadear a dor de cabeça por estresse. Para combater e aliviar dores, a acupuntura pode ser uma grande aliada para tratamentos de cefaleias que podem ter causas emocionais. Na Medicina Chinesa, as emoções podem ser associadas à desarmonia e, neste caso, a acupuntura é uma das alternativas para regular as funções energéticas do corpo, além de ajudar o paciente a relaxar.

Em alguns anos de experiência clínica ,pude observar que a Acupuntura é uma excelente modalidade de tratamento para enxaqueca e outras dores de cabeça. Vejo todos os dias, na prática, com muita alegria, os ótimos resultados nos meus próprios pacientes, em quem aplico a técnica.

Afinal, não envolve a administração de qualquer substância química, não possui os inúmeros efeitos colaterais que as drogas possuem – e o melhor: funciona, e muito bem, na maioria dos casos de enxaqueca.

3 Motivos Para Acupuntura Funcionar ou Não

Os 3 principais motivos, na minha opinião, são os seguintes, dentro do contexto do tratamento dessa doença crônica tão incompreendida que é a enxaqueca:

1. Parte de uma Ação Conjunta

acu2

Do mesmo modo que a enxaqueca obviamente não é um estado de “falta de remédio” para enxaqueca no organismo, ela também não é um estado de falta de acupuntura. Essa intervenção, assim como qualquer outra, com remédios por exemplo,  precisa ser parte de uma ação conjunta. Essa ação envolve, além da intervenção propriamente dita, uma série de mudanças de hábitos e estilo de vida. Mudanças alimentares, de sono, de atividade física, de regulação dos ritmos biológicos, de reequilíbrio emocional e hormonal . Você faz a sua parte (as mudanças de hábitos e estilo de vida), e o profissional responsável a parte dele (por exemplo, acupuntura, remédios naturais e drogas farmacêuticas quando necessário.).

2. Diversidade de Pontos

Um determinado remédio que funciona bem para outra pessoa pode não funcionar para você. Assim também, um determinado ponto ou combinação de pontos de acupuntura pode funcionar para uma pessoa e não para outra. Quando um remédio não funciona para você, o que o médico faz? Ele troca o seu remédio! Na acupuntura não é diferente – o profissional pode trocar um ponto por outro ponto, ou a combinação de pontos. Até mesmo uma mudança no posicionamento da agulha num mesmo ponto de acupuntura, pode causar um resultado terapêutico totalmente diferente!

3. Não é Possível Tratar a Doença Sem Conhecê-la

Infelizmente, ainda existem alguns profissionais de saúde que não acreditam em enxaqueca! Acham que o paciente tem problemas emocionais, psicológicos, afetivos, e/ou que está “usando” tudo isso meramente para ganhar atenção. Se isso é verdade, então pense: como é que um tratamento – qualquer tratamento que seja, inclusive acupuntura – pode possivelmente funcionar, se o médico – no caso, o acupunturista – está, na realidade, “tratando” completamente outra coisa, a qual ele pensa, erroneamente, ser a causa da enxaqueca / dor de cabeça?

Está aí, portanto, o alerta e a dica: antes de fechar as portas para novas tentativas no futuro, pense com carinho nesses 3 fatores. Reflita sobre a possibilidade de um ou mais deles terem interferido negativamente na sua melhora. E principalmente, dê-se a chance de tentar de novo com um profissional de sua confiança.